Após o comunicado do Manchester United a confirmar a negociação do passe do jogador com o Real Madrid por 80 milhões de Libras (94 milhões de Euros, $131 milhões), estava aberta a porta para a maior transferência de sempre de um jogador de futebol. O Manchester United recebe 94 milhões de Euros, de uma só vez e livre de comissões, valor e condição que tinha estabelecido para libertar o jogador. No entanto em Dezembro de 2008 o Real Madrid assinou um acordo com o Banco Santander para o financiamento da transferência, nesse acordo estava previsto um tecto máximo para o investimento de 88 milhões de Libras (103 milhões de Euros).O acordo entre Real Madrid e Santander foi assinado quando a cotação da libra era de (1 euro = 0,935 libras), o que significa que o financiamento ao Real Madrid para a compra do jogador será de 85,5 milhões de Euros, suportando o banco os 8,5 milhões de Euros respeitantes à variação cambial, o que somado chega aos 94 milhões de Euros. Não se conhece no entanto o valor dos juros que o clube terá que pagar ao banco pelo financiamento.
Ainda assim o Real Madrid somará a estes valores uma comissão de 6 milhões de Euros ao empresário do jogador Jorge Mendes, mais 2,4 milhões de Euros ao Sporting CP respeitantes à compensação pela formação do jogador ao abrigo do regulamento da FIFA para os Direitos de Formação. Na realidade o Real Madrid irá despender um total de 93,9 milhões de Euros, mas somadas a variação cambial suportada pelo Banco Santander a transferência movimentará no total 102,4 milhões de Euros. Se a estes valores juntarmos os 54 milhões de Euros previstos para o salário do jogador nas próximas 6 temporadas, o valor total do investimento alcança um total de 156,4 milhões de Euros.
Em termos salariais Cristiano Ronaldo irá igualar Ibrahimovic e Kaká no topo dos jogadores mais bem pagos do mundo com um salário 750 mil Euros por mês, ou 9 milhões de Euros por ano. Tanto Kaká (também contratado pelo Real Madrid) como Cristiano Ronaldo irão beneficiar do incentivo fiscal que o governo Espanhol confere aos trabalhadores estrangeiros durante os primeiros 6 anos de residência e trabalho no país (ver. Imposto sobre rendimento nos salários do jogadores). Neste período o valor máximo do imposto sobre os rendimentos dos jogadores passa dos normais 42% para os 25%, o que tem um impacto significativo nos salários dos jogadores.
Em Manchester Cristiano Ronaldo com um imposto sobre rendimentos de 34% ganhava líquidos 409 mil Euros por mês, em Madrid o valor líquido aumentará para os 562,5 mil Euros por mês, um aumento de mais de 37%. O mesmo sucede com Kaká que terá um salário bruto igual ao que ganhava no AC Milan (750 mil Euros) mas em vez de pagar os 43% em impostos em Itália, irá pagar apenas 25% em Espanha.
Será difícil avaliar o retorno financeiro que o Real Madrid poderá obter através desta transferência, no entanto as anteriores transferências de Beckham (37,5 milhões de Euros) e Zidane (73,5 milhões de Euros), obtiveram um retorno superior ao investimento realizado, através de novos contratos, merchandising e venda de direitos. Estima-se que o Real Madrid irá obter nos próximos 6 meses um retorno de 119 milhões de Euros devido às novas contratações e que na totalidade o retorno financeiros apenas com a aquisição de Kaká poderá rondar os 72 milhões de Euros. Atendendo a estes valores espera-se que a aquisição de Cristiano Ronaldo irá gerar ao clube um retorno financeiro muito superior ao investimento, só ao alcance de um verdadeiro galáctico.
Font:(https://www.futebolfinance.com/cristiano-ronaldo-real-madrid-a-maior-transferencia-do-mundo)